Cultura & Sociedade

26 de maio: a #marchadasvadias está chegando, oba!

By May 21, 2012 No Comments

Existe um texto imprescindível sobre preconceito e civilização no blogue do Janos Biro. Esse texto analisa a premissa de que a sociedade evolui na mesma medida em que são desfeitos os nós do proconceito. Seríamos mais civilizados se os preconceitos acabassem. Será? Uma breve análise do que foi a Pax Romana mostra que a coisa não é bem assim.

A civilização levaria à superação do preconceito porque enquanto ela se expande há cada vez mais cooperação e convivência entre indivíduos diferentes em espaços compartilhados e regidos por leis gerais. O império romano já havia percebido que para permitir a expansão e a coesão era preciso educar as pessoas vindas de diferentes culturas e religiões a serem tolerantes com a diversidade, aceitando o direito romano como um direito “igual para todos”. Este tem sido o sentido da luta pela “igualdade” na civilização.
Civilização e preconceito

Sim a tolerância e a inclusão são favoráveis ao sistema de coisas. Porém… E há sempre um porém, existem outras perspectivas para o mesmo problema. Muitas vezes a luta contra o preconceito não se trata de simples inclusão num sistema viciado, como infelizmente é o caso das cotas e algumas ações afirmativas, mas de sobrevivência. É diferente a luta por salários iguais e lutar para não ser morta na rua, não ser espancada em casa. Acho que aqui cabe um mínimo de humanidade.

É por isso que sim, sou feminista sem medo de ser feliz e falo sobre isso aqui no blog com muito carinho. ^^ Falando em carinho… Esse post era só para convidar vocês para visitar o tumblr lindo feito pela Marcha das Vadias DF. Que trabalho delicado, direto, pungente. Entre os inúmeros cartazes, escolhi alguns para comemorar a data. Eita, tá chegando a hora, oba! Bora espalhar a mensagem e comparecer dia 26.  *____*

Charô Nunes

Esses são textos de Charô Nunes, publicados em diversos blogs desde 2008, quando se inicia sua trajetória rumo à escrita e à intelectualidade. Alguns são textos inacabados, que serão publicados sem qualquer revisão ou adição.

Leave a Reply