Anotações sobre o Canto I, Odisseia

Odisseia trata do desaparecimento de um governante, guerreiro e esposo muito querido que não retorna à Ìtaca após a guerra de Tróia. É mantido em cativeiro, contra a vontade da maioria dos deuses olímpicos, pela deusa Calipso (Tia Dalma de Piratas do Caribe, sempre é bom lembrar) que o deseja como marido. Como cegou um dos seus filhosa, ocíclope Polifermo, Posido (ou Poseidon)  também conspira para que o herói permaneça isolado numa ilha paradisíaca que Homero chama de o umbigo do oceano.

Seu filho Telêmaco se encontra em Ítaca à espera do herói. Mas não se trata apenas de uma tragédia familiar, é preciso saber quem assumirá o governo da cidade após se casar com a rica Penélope. A urgência do retorno se dá porque seus pretendentes estão no palácio de Odisseu, festejando às custas dos bens da família enquanto a viúva não decide se quer se casar novamente e com quem.

Curiosidades

O nome Odisseu significa causar e ter problemas.
Telêmaco quer dizer “longe da batalha”, uma referência à sua ausência na Ilíada.
Alguns autores defendem que Penelope é filha de Sísifo, o que seria bem legal.

Trecho comentado: as musas como fonte de inspiração


Musa, reconta-me os feitos do herói austucioso que muito
peregrinou, dês que esfez as muralhas sagradas de Tróia;
muitas cidades do homens viajou, conheceu seus costumes,
como no mar padeceu sofrimentos inúmeros na alma,
para que a vida salvasse e de seus companheiros a volta.


É através da invocação da Musa que Homero começa a apresentação do conflito central da Odisseia, um pedido para que inspire o poema épico. Na Grécia Antiga haviam 9 musas, filhas de Mnemosine e Zeus (que acabo de descobrir, nem é o deus maos fodão da árvore genealógica dos deuses gre. Cada uma delas responsáveis por um ou mais campos do saber, revelando o modo muito peculiar de como o conhecimento era compartimentado na Grécia Antiga.

Algumas fontes citam Polímnia como a musa dos hinos, da agricultura, da geometria e meditação, representada usando túnica e véu. Acredita-se que Homero buscou inspiração em Calíope, cujo nome significa aquela de bela voz. É a musa da eloquência, da poesia épica e da ciência, um detalhe bastante curioso numa época que dessassocia o saber científico da inspiração e cratividade.

Trecho comentado: Telêmaco preocupado


Dele já não há mais notícia, sumiu, só me havendo deixado
pranto e aflições. Mas não é somente por ele que me aflijo; (…)
Ela nem sabe, de vez, recusar essas núpcias odientas,
nem, de uma vez, aceitar. E, com isso, eles gastam sem pausa
minha fazendo. A mim próprio, por certo, bem cedo consomem.Telêmaco


Apesar de o conflito em torno de Penépole ser mutio lembrado, a situação de Telêmaco em Odisseia não é menos interessante. Um número considerável de pretendentes se encontra no palácio da família, vivendo às custas da herança deixada por Odisseu. A situação só mudará se a viúva do herói decidir se casar novamente. Enquanto isso, Telêmaco parece impotente enquanto a riqueza do palácio se esvai.

Trata-se de questionar não somente o direito de herança mas também a sucessão do poder em Ìtaca, antes ocupado pelo herói de forma benevolente. Se Odisseu estivesse na cidade, o governo seria transmitido para Telêmaco. Porém, nesse contexto, a pessoa que desposar Penélope herda o palácio, os tesouros deixados por Odisseu e o cetro. Ou seja, tudo aquilo que Telêmaco provavelmente enxerga como sendo seu por direito.

Trecho comentado: Penelope é uma esposa fiel ou uma excelente estrategista?


Para teu quarto recolhe-te e cuida dos próprios lavores,
roca e tear, e às criadas solícitas ordens transmite
para que tudo executem, que aos homens importa a palavra,
mormente a mi, a quem cumpre assumir o comando da casa.
Telêmaco


Chegamos ao conflito mais interessante e por enquanto apenas sugerido do primeiro canto – Penélope rocando e fiando enquanto os homens decidem seu destino. Muitos querem-na como esposa exemplar. Tenho a impressão de que se trata de um estrategista das boas. O sabido por enquanto é que Penelope parece crer o marido vivo. Ou será que ela simplesmente não quer se submeter a um homem, seja ele seu filho ou um estranho qualquer apenas interessado apenas em sua herança e no governo da cidade?

You May Also Like

ArteDeixar de ser racista, meu amor, não é comer uma mulata!

Um dos mais conhecidos é o famoso “negro de alma branca” que nossos antepassados tanto ouviram. Mas não são apenas nossos homens que conhecem muito bem os elogios racistas. Nós mulheres negras também somos agraciadas com esses pequenos monstrinhos, usados inadvertidamente por amigxs, familiares. Muitas vezes até por nossos parceirxs.

ArteWelcome to hell

o que fazer quando há mais de 6 bilhões de almas no planeta, todas crentes de que seu destino é "vencer" na vida? E, apontando um pouquinho mais para baixo, como conviver com as consequências de uma felicidade assim (tão) descompromissada?

ArteUma política de identidade necessária: O homem que caiu na terra

Sim, estamos falando de política. Mesmo que um bando de gente não consiga enxergar isso. O que está em disputa em O homem que caiu na terra e também em séries da franquia Star Trek é qual narrativa de futuro é possível. E se nós estaremos lá para vivê-lo e como. Interessante notar como alguns consideram isso desnecessário.