Arte

Drops: cansou dos blogs de moda?

By September 5, 2012 No Comments

I. Escrevendo com liberdade

A blogosfera tremeu um tiquinho essa semana por conta do causo Sephora versus Blogs de Moda. Se você não viu, informe-se sobre o bapho no Café com Blogueiros. Por causa do acontecido, agora sinalizo a sinalizar que os produtos indicados ao final de cada post são patrocinados. O primeiro critério é indicar aquilo que eu adoraria ter na minha estante. Depois, precisa ter m.u.i.t.o a ver com o assunto do dia. Diferente do que fazem os blogues de moda, aqui os linques patrocinados são altamente secundários.

II. Não dê audiência a blogues racistas (e sem personalidade)

Andei lendo alguns blogues de moda. Em especial um condô chamado F estrelinha Hits. São quase 30 escritores (olha como eu sou bacana) que se aliaram para se tornar a primeira prime  network de moda do Brazil, duas vezes prime para não deixar espaço para dúvida. O problema é que a iniciativa só evidencia que os blogues de moda brazuca seguem

  • entediantes: com os memos assuntos, as mesmas pessoas, os mesmos looks. Um exercício diário de inexpressão, falta de personalidade, criatividade. Tornaram-se simples (ou complexas) vitrinas de luxo para marcas e eventos. Exemplo? Vicco (Victor Collor, para os íntimos e namorado de Julia Petit) um blog cujo trabalho se distancia mais ou menos em 25 anos luz da emergência urbana promovida pelo Sartorialist.
  • cafonas: as blogueiras até que se esforçam para agir como se fossem criativas mas o resultado tem sido duvidoso. Exemplo? A provavelmente bem nascida Nati Vozza e seu look  Purple e Green (está assim tudo errado: short rasgado, com sandália dourada, camiseta verde de coração e bolsa lilás horrível com o plus de a modelo ser feia) e uma tal de Anna Dello Russo numa produção pra lá de peculiar.
  • e o mais importante: racistas e contribuem para o apartheid midiático. Agora me conta como num universo de aproximadamente 30 blogueiros NENHUM é negro, nem mesmo asiático? Esse é o exemplo do F estrela Hits que infelizmente é a regra. São cegos para todo um mercado que fervilha nos USA, o que eu chamo de Naptural (valorização da beleza negra em estado de pura graça e naturalidade).

III. Alternativas?

Para tudo nessa vida existe alternativa, até mesmo para os blogues de moda. Adoro de paixão o Shame on You Blogueira. Tá certo que ele também anda precisando de um tapa no formato e aparência, mas ainda é o mais engraçado e autêntico. Aposto que sua criadora segue odiada por 11 entre 10 blogueiras de moda. Outra que me surpreende é a Burguesinha do Salário Mínimo, antes de tudo uma linda, simpática. Depois, plus size e negra. Um outro universo….

Charô Nunes

Esses são textos de Charô Nunes, publicados em diversos blogs desde 2008, quando se inicia sua trajetória rumo à escrita e à intelectualidade. Alguns são textos inacabados, que serão publicados sem qualquer revisão ou adição.

Leave a Reply