Arte

Festival Ingmar Bergman no @canalfutura

By October 8, 2012 No Comments

Não é segredo que eu amo o cinema de Bergman. Outro dia, sem saber, acabei revendo Morangos Silvestres no Canal Futura que está exibindo o Festival Ingmar Bergman no Cine Conhecimento. Tem como não amar? Todos os files estão mais que recomendados. Para mim só falta ver o último.

05/10 – Morangos Silvestres Um médico sonha com a morte e toma a decisão de viajar de carro para receber um prêmio pelos cinquenta anos de carreira. Durante a viagem, ele resgata lembranças de sua vida, desde a infância até aquele momento.
Porque é preciso ver? O ator principal é Victor Sjöström, cineasta que influenciou Bergman, conhecido por Korkalen (A carruagem fantasma) que é citada no começo do filme. É um filme que pode ser considerado como um dos mais importantes na construção da identidade bergmaniana.
12/10 – A Fonte da Donzela Uma jovem de 15 anos é estuprada e morta quando seus pais, cristãos fervorosos, a encarregam de levar velas à igreja do vilarejo. Os assassinos, sem saber, buscam abrigo na casa dos pais, que só pensam em vingança.
Porque é preciso ver? Max Von Sidow estrela o filme. A fotografia é imperdível.
19/10 – Persona Uma atriz de sucesso sofre uma crise emocional e para de falar. Uma enfermeira é designada a cuidar dela em uma casa reclusa, onde permanecem sozinhas. Para quebrar o silêncio, a enfermeira narra sua vida, mas descobre que a atriz usa seus depoimentos como fonte de autoanálise.
Porque é preciso ver? Liv Ullmann ajuda a construir um dos enredos mais pertubardores da filmografia de Bergman.
26/10 – Para não falar de todas estas mulheres Por volta de 1920, o crítico musical Cornelius é contratado para escrever a biografia de um famoso violonista. Ao chegar à casa do artista, o escritor se depara com um cenário surrealista, onde o músico convive harmonicamente com suas sete mulheres, cada uma apaixonada e dependente dele de uma forma particular.
Porque é preciso ver? Ainda não sei e por isso vou ver!
Conheça a nova temporada do Cine Conhecimento
Horários de exibição no Canal Futura:
Sexta-feira – 22h Reprises: Sábado – 23h; Domingo – 22h; Terça-feira – 0h45
Cine Conhecimento Madrugada (outras temporadas)
Horários de exibição no Canal Futura: Sexta-feira – 0h45; Domingo 01h30

Charô Nunes

Esses são textos de Charô Nunes, publicados em diversos blogs desde 2008, quando se inicia sua trajetória rumo à escrita e à intelectualidade. Alguns são textos inacabados, que serão publicados sem qualquer revisão ou adição.

Leave a Reply