Retrospectiva

2021
January 17

A primeira pessoa é vacinada no Brasil.

A minha família não para de mandar mensagem, hoje é o dia do NEGRO, da MULHER e do SERVIDOR PÚBLICO serem orgulho da família. Mônica Calazans, foi a primeira pessoa a ser vacinada no país. Ela recebeu a primeira dose vacina CoronaVac, do Butantan. A enfermeira trabalha oito meses na linha de frente do combate ao coronavírus em São Paulo. Negra, servidora pública e periférica, ela tem perfil de alto risco para complicações da covid-19.
January 15

Falta oxigênio em Manaus

“Os hospitais viraram câmaras de asfixia”, disse o pesquisador da Fiocruz Amazônia, Jesem Orellana, sobre hospitais de Manaus que enfrentam a falta de cilindros de oxigênio. No dia seguinte os pacientes passaram a ser transferidos para outros estados. Oxigênio chega de avião. Uma nova cepa é detectada e o Reino Unido levanta barreiras para passageiros vindos do Brasil.
January 13

Câmara aprova impeachment de Trump pela segunda vez

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos tornou Donald Trump o primeiro presidente norte-americano a ter um impeachment aprovado duas vezes pela Casa, acusando-o formalmente de incitar uma insurreição, em uma votação, nesta quarta-feira, realizada uma semana depois que uma multidão violenta de seus apoiadores atacou o Capitólio. A aprovação pela Câmara, controlada pelos democratas, ocorreu pelo placar de 232 a 197. Em seguida Trump fez um pronunciamento desaprovando o invasão e a violência.
January 11

Ford anuncia saída do país

A Ford acaba de anunciar o encerramento da produção de veículos no Brasil, com o fechamento das fábricas que a montadora mantém em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE). Estima-se uma perda de 5.000 postos de trabalho. Suas atividades continuam na Argentina e Uruguai. Sindicatos afirmam que 50.000 empregos serão afetados.
January 8

200 mil mortos

Imagem Yaoo
Lamento as 200 mil mortes, mas a vida continua, diz o presidente. O Brasil alcança a marca de 200 mil mortos. O governo de São Paulo anuncia eficácia de 78% de eficácia da vacina do Butantan e assina contrato para fornecimento de doses da CoronaVac para o Ministério da Saúde.  
January 8

Twitter bane permanentemente Donald Trump

Twitter bane permanentemente Donald Trump de sua plataforma, citando “risco de mais incitação à violência” após a invasão do Capitólio dos Estados Unidos na quarta-feira, que terminou com vítimas fatais. O Twitter disse: “Nossa estrutura de interesse público existe para que o público possa ouvir políticos eleitos e líderes mundiais de maneira direta. E foi construída com base no princípio de que as pessoas têm o direito de fiscalizar o poder público de maneira aberta. Contudo, deixamos claro há anos que essas contas não estão acima de nossas regras e não podem usar o Twitter para incitar a violência. Continuaremos a ser transparentes sobre nossas regras e suas aplicações.” Em reposta, apoiadores de Trump sobem a hashtag #1984IsHere em referência à obra de Orwell para alegar que a decisão da companhia foi um ato de censura.
January 7

Vamos voar

A franquia Star Trek, uma das mais aclamadas e longêva franquia de ficção científica, escolhe sua primeira capitã negra. Michael Burnham assumiu o controle da nave no último episódio da terceira temporada. Sua frase de comando no primeiro vôo ocupando a capitania foi “Vamos voar”. Quatro funcionários da Casa Branca se demitem após invasão no Congresso dos EUA.
January 6

O capitólio é invadido

Apoiadores de Donald Trump invadem o capitótio, após um discurso inflamado. Suas contas no twitter, facebook e instagram são bloqueadas. O congresso certifica a vitória de Joe Biden. Genival Lacerda morre no Recife aos 89 anos.
January 4

#JustiçaPorKeronRavach

#JustiçaPorKeronRavach
Keron Ravach, uma menina trans de apenas 13 anos, foi brutalmente assassinada no município de Camocim, a 457 km de Fortaleza, Ceará. Há 12 anos o Brasil é o país que mais mata pessoas transngêneras, dados do Trans Murder Monitoring.  
January 3

Lucas dos Santos, 23 anos, é assassinado em Maricá.

Lucas dos Santos, 23 anos estava sentado na calçada junto com o seu primo, Michael dos Santos, quando dois criminosos encapuzados dispararam várias vezes contra os jovens. O jovem ativista da ativista do movimento Unegro (União de Negras e Negros pela Igualdade) foi assassinado a tiros no portão de casa, na Comunidade da Linha, localizada no bairro de São José do Imbassaí, em Maricá.

Está faltando alguma coisa? Comente aqui em baixo com um linque, vamos adicionar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *