Só o creme

Thammy Gretchen: ela não é a cara da mãe

By October 8, 2012 2 Comments

Novelas, quem nunca? Eu nunca, desde muito tempo atrás até que comecei a ver Fina Estampa. E lá se vão duas novelas (Avenida Brasil está para acabar) e logo começa Salve Jorge. Apesar disso confesso que é um tempo perdido porque em termos de dramaturgia a coisa anda muito psicopata para meu gosto. Vide Carminha verrrrrsus Rrrrrita. Enfim. E com as novelas vieram os sites de celebridades. Fulano casou, descasou, fez presença, eteceteras mil. Mas nem sempre a coisa é assim tão árida: estou bastante feliz de ver Thammy Miranda no elenco da próxima novela. E não é (ainda) por sua atuação.
É claro que o povo do vamos logo com isso se apressou em dizer que a moça está afins de colega de elenco e essas bobagens. Ainda assim, tenho adorado ouvir suas estórias sobre ser homossexual e o caminho que trilhou até estar bem resolvida em sua própria pele. Ela que chegou a apanhar de Gretchen quando ficou evidente que não gostava de homem. A mãe até disse para experimentar, quem sabe gostasse. Teve 3 namorados, tempo perdido. Hoje declara abertamente que gostaria de ter nascido homem.

Um rosto que não lhe cabia

Thammy na cama fala sobre solidão

E tudo isso causou uma reviravolta no conteúdo imagético que temos sobre a pessoa Thammy. A gente sai de um universo objetificado como o da imagem destacada nesse post (que segundo o blog Bistrô foi Medalha de Ouro no Clube de Criação de São Paulo, Melhor Anúncio do Ano segundo escolha dos Anunciantes, GP de Mídia Impressa no Prêmio Colunistas) e da imagem acima na qual temos um rosto que não lhe cabe, hoje sabemos, até chegarmos a momentos em que Thammy ganha o status de pessoa, de gente.
Antes de mais nada, não estou dizendo que todas as mulheres que posam nuas não são indivíduos. Estou dizendo que existem maneiras e maneiras de fazer imagem dessa experiência. No caso da Thammy, as imagens continham um je ne sais pas quoi de estranheza, como se algo estivesse fora do lugar e ali não fosse mostrada uma pessoa mas sim um produto, um objeto. Desde que deixou de querer seguir a linha gostosa,  ela se torna uma persona imagética da qual temos muito mais a falar do que sua “semelhança” com a mãe.
É como se antes nós fossemos os senhores de sua sexualidade. Hoje o nariz de Thammy é dela e de mais ninguém.
Tanto que se expõe sexualmente de modo completamente diverso. Essa é para mim a conotação da tal foto da cama que tantos comentários idiotas causou. Para a tristeza dos marmanjos de plantão, nada de lesbianismo para homem ver. Nesse sentido, a a imagem é até desagradável pois não fala de fetiches, fala de uma pessoa. Temos bermuda e meias. E não precisa mostrar muita pele, um pedaço nu de canela tatuada é o que basta. Apesar disso tudo, a mídia ainda rotula a moça de polêmica. E de galinha né, porque mulher que escolhe quem quer é tudo galinha, obviamente.
Eu discordo como você já percebeu.
E vou assistir a novela para ver o desempenho da atriz, torcendo que ela consiga ser versátil o bastante para conseguir mais e mais papéis. Creio que nesse sentido não há o que temer porque a moça já nos mostrou todo seu traquejo ao personificar uma imagem completamente diferente do que aquilo que traz no peito. Imagine ter que circular pessoal e profissionalmente sendo alguém que na realidade não se é? É por isso que sou muito fã de Thammy Gretchen, acredito que será boa atriz e espero que ela vá bem longe.

Charô Nunes

Esses são textos de Charô Nunes, publicados em diversos blogs desde 2008, quando se inicia sua trajetória rumo à escrita e à intelectualidade. Alguns são textos inacabados, que serão publicados sem qualquer revisão ou adição.

2 Comments

  • E. Cohen says:

    Ela pode até ser dona do nariz dela, mas algo me incomoda: o fato de carregar o nome da mãe no seu, como se isso fosse preciso para que ela seja localizada no universo das estrelas e pseudo-estrelas.
    Enquanto não ver e ouvir comentários sobre a atuação dela, não dá para dizer se ela é uma boa atriz ou não, mas espero que ela não caia na armadilha que a maioria das celebridades que se metem a atuar caem: o papel feito sobre medida. Será que ela interpretará a si mesmo (ou pelo menos uma persona imaginada pelo público) ou ela terá um papel que não tenha nada a ver com ela? Acho que é nessa hora que veremos para que ela veio! 😉

  • Viviane says:

    E foi, né Charô? Eu tô cheia de orgulho também. Estão engolindo….que delícia!

Leave a Reply