Anotações sobre o Canto I, Odisseia

0 Shares
0
0
0

Odisseia trata do desaparecimento de um governante, guerreiro e esposo muito querido que não retorna à Ìtaca após a guerra de Tróia. É mantido em cativeiro, contra a vontade da maioria dos deuses olímpicos, pela deusa Calipso (Tia Dalma de Piratas do Caribe, sempre é bom lembrar) que o deseja como marido. Como cegou um dos seus filhosa, ocíclope Polifermo, Posido (ou Poseidon)  também conspira para que o herói permaneça isolado numa ilha paradisíaca que Homero chama de o umbigo do oceano.

Seu filho Telêmaco se encontra em Ítaca à espera do herói. Mas não se trata apenas de uma tragédia familiar, é preciso saber quem assumirá o governo da cidade após se casar com a rica Penélope. A urgência do retorno se dá porque seus pretendentes estão no palácio de Odisseu, festejando às custas dos bens da família enquanto a viúva não decide se quer se casar novamente e com quem.

Curiosidades

O nome Odisseu significa causar e ter problemas.
Telêmaco quer dizer “longe da batalha”, uma referência à sua ausência na Ilíada.
Alguns autores defendem que Penelope é filha de Sísifo, o que seria bem legal.

Trecho comentado: as musas como fonte de inspiração


Musa, reconta-me os feitos do herói austucioso que muito
peregrinou, dês que esfez as muralhas sagradas de Tróia;
muitas cidades do homens viajou, conheceu seus costumes,
como no mar padeceu sofrimentos inúmeros na alma,
para que a vida salvasse e de seus companheiros a volta.


É através da invocação da Musa que Homero começa a apresentação do conflito central da Odisseia, um pedido para que inspire o poema épico. Na Grécia Antiga haviam 9 musas, filhas de Mnemosine e Zeus (que acabo de descobrir, nem é o deus maos fodão da árvore genealógica dos deuses gre. Cada uma delas responsáveis por um ou mais campos do saber, revelando o modo muito peculiar de como o conhecimento era compartimentado na Grécia Antiga.

Algumas fontes citam Polímnia como a musa dos hinos, da agricultura, da geometria e meditação, representada usando túnica e véu. Acredita-se que Homero buscou inspiração em Calíope, cujo nome significa aquela de bela voz. É a musa da eloquência, da poesia épica e da ciência, um detalhe bastante curioso numa época que dessassocia o saber científico da inspiração e cratividade.

Trecho comentado: Telêmaco preocupado


Dele já não há mais notícia, sumiu, só me havendo deixado
pranto e aflições. Mas não é somente por ele que me aflijo; (…)
Ela nem sabe, de vez, recusar essas núpcias odientas,
nem, de uma vez, aceitar. E, com isso, eles gastam sem pausa
minha fazendo. A mim próprio, por certo, bem cedo consomem.Telêmaco


Apesar de o conflito em torno de Penépole ser mutio lembrado, a situação de Telêmaco em Odisseia não é menos interessante. Um número considerável de pretendentes se encontra no palácio da família, vivendo às custas da herança deixada por Odisseu. A situação só mudará se a viúva do herói decidir se casar novamente. Enquanto isso, Telêmaco parece impotente enquanto a riqueza do palácio se esvai.

Trata-se de questionar não somente o direito de herança mas também a sucessão do poder em Ìtaca, antes ocupado pelo herói de forma benevolente. Se Odisseu estivesse na cidade, o governo seria transmitido para Telêmaco. Porém, nesse contexto, a pessoa que desposar Penélope herda o palácio, os tesouros deixados por Odisseu e o cetro. Ou seja, tudo aquilo que Telêmaco provavelmente enxerga como sendo seu por direito.

Trecho comentado: Penelope é uma esposa fiel ou uma excelente estrategista?


Para teu quarto recolhe-te e cuida dos próprios lavores,
roca e tear, e às criadas solícitas ordens transmite
para que tudo executem, que aos homens importa a palavra,
mormente a mi, a quem cumpre assumir o comando da casa.
Telêmaco


Chegamos ao conflito mais interessante e por enquanto apenas sugerido do primeiro canto – Penélope rocando e fiando enquanto os homens decidem seu destino. Muitos querem-na como esposa exemplar. Tenho a impressão de que se trata de um estrategista das boas. O sabido por enquanto é que Penelope parece crer o marido vivo. Ou será que ela simplesmente não quer se submeter a um homem, seja ele seu filho ou um estranho qualquer apenas interessado apenas em sua herança e no governo da cidade?

0 Shares
You May Also Like

Um Egito Negro incomoda muita gente

Usurpar patrimônio africano não basta, também é necessário embranquecer seus sujeitos. Tanto na série José do Egito (atualmente em reprise pela Record) quanto em Êxodo: Deuses e Reis as personagens são majoritariamente brancas. Os realizadores são incapazes de reconhecer que todo um complexo sistema de crenças, filosofia, arte, arquitetura, astronomia e medicina são coisas de preto. Qualquer movimento diferente disso, mesmo a simples hipótese de que os antigos egípcios era negros, é vandalismo demais para aguentar.

Candyman como um pesadelo urbano

O monstro mais assustador do mundo são os seres humanos e tudo o que somos capazes, especialmente quando estamos juntos. Estou trabalhando nessas premissas sobre esses diferentes demônios sociais. Esses monstros inatamente humanos que fazem parte da maneira como pensamos e interagimos. Cada um dos meus filmes será sobre um desses diferentes demônios sociais.

O funk como acontece e como é mostrado na televisão

E se ainda não falei, acho que é a hora - sim, estou falando sobre racismo. O problema do funk é o mesmo do samba e da capoeira em seus primórdios. Para os mais americanizados, o mesmo do jazz e do rock.

Onde estão as bailarinas negras

Bailarinas, ativistas, cientistas, políticas, escritoras, todas precisam não existir para que o futuro de nossas crianças também seja ameaçado. Para que sempre haja um exército de criaturas descartáveis à disposição. Daí a importância de nós negros sejamos mostrados como corpos que dançam apenas uma vez por ano.