Sobre os InDigestivos OneiroPhanta

Meu nome é Charô Nunes. Eu escrevo, especialmente sobre arte, cultura e sociedade a partir de uma perspectiva feminista negra interseccional. E toda vez que começava um blogue novo, ele sempre era inspirado em um ser vivo. Dessa vez foi a OneiroPhanta. Não pelo que são, mas pelo que seu nome significa.

A palavra oneiro do latim όνειρο quer dizer sonho. A palavra phanta de phainomai vem do latim φαίνομαι e quer dizer aparecer. Assim, poderíamos traduzir Oneirophanta como aquilo que aparece nos sonhos. Na biologia a expressão dá nome a uma espécie de pepinos do mar que se alimentam de matéria orgânica desprezada por outros animais nas fossas abissais. São criaturas onívoras e sua reprodução é sexuada. Não são bonitas, mas pessoinhas bem intecionadas e laboriosas.

Mas e porque InDigestivos? A palavra digest em inglês quer dizer resumo.

O resumo é versão curta de um artigo que facilita a revisão rápida e fácil, com no máximo cinco páginas. Digest também é um tamanho de revista que poderia ser traduzido como almanaque. É menor que a revista convencional, maior do que um livro de bolso. O almanaque mais famoso do mundo com esse formato é a Reader’s Digest. Os almanaques quase sempre querem ser referência sobre um ou vários assuntos como literatura, arquitetura, sociologia, antropologia, história ou artes visuais por exemplo. Ou seja, bem ao contrário de nossa proposta, daí a escolha do nome InDigestivos.

A ideia original era construir uma revista sobre arte. Mas os InDigestivos OneiroPhanta se tornaram o lugar onde escrevo minhas memórias, meu pensar e opiniões. No momento estou me dedicando a reunir todos os meus textos nesse espaço que é tão importante para mim. Um lugar que não tem a mesma dinâmica das redes sociais e justamente por isso, é meu refúgio. Aliás, quase sempre não falo desse espaço nas redes.

Aqui é como aquele restaurante que pouca gente conhece. E espero que seja daqueles que vale a pena voltar.

Obrigada por estar aqui e compartilhar desses escritos.

Charõ Nunes