Sobre os InDigestivos OneiroPhanta

A palavra digest em inglês quer dizer resumo.

O resumo é versão curta de um artigo que facilita a revisão rápida e fácil, com no máximo cinco páginas. Digest também é um tamanho de revista que poderia ser traduzido como almanaque. É menor que a revista convencional, maior do que um livro de bolso. O almanaque mais famoso do mundo com esse formato é a Reader’s Digest. Os almanaques quase sempre querem ser referência sobre um ou vários assuntos como literatura, arquitetura, sociologia, antropologia, história ou artes visuais por exemplo. Ou seja, bem ao contrário de nossa proposta, daí a escolha do nome InDigestivos.

A palavra oneiro do latim όνειρο quer dizer sonho. A palavra phanta de phainomai vem do latim φαίνομαι e quer dizer aparecer. Assim, poderíamos traduzir Oneirophanta como aquilo que aparece nos sonhos. Na biologia a expressão dá nome a uma espécie de pepinos do mar que se alimentam de matéria orgânica desprezada por outros animais nas fossas abissais. São onívoras e sua reprodução é sexuada. Não são bonitas, mas pessoainhas bem intecionadas e laboriosas. Mastigam tudo para você, ou não.

Para mim, é o lugar onde escrevo minhas memórias, meu pensar e opiniões. No momento estou me dedicando a reunir todos os meus textos sobre arte, cultura e sociedade nesse espaço que é tão importante para mim. Um lugar que não tem a mesma dinâmica das redes sociais e justamente por isso, é meu refúgio.

Obrigada por estar aqui e compartilhar desses escritos.

Charõ Nunes