Roy Cohn, a derrota é um cenário?

Há quem se interesse em aproximar o escroque de gente como Olavo de Carvalho e seu cliente mais poderoso, Donald Trump. Mas e se Roy Cohn fosse uma personagem de ficção, fiquei me perguntando, e dois tipos me vieram à mente: Ferris Bueller de Curtindo a vida adoidado (1986) e James T. Kirk em A ira de Khan (1982), da franquia Star Trek.
0 Shares
0
0
0

Evidencio o pior de meus inimigos e assim consigo que derrotem a si mesmos.

Roy Cohn

Essa semana vi um documentário sobre como Donald Trump “fez” a si mesmo sob a influência de Roy Cohn, conhecido por ter sido o principal conselheiro da estratégia macartista.

Roy foi admirado e reconhecido pela infame técnica de criar suas próprias realidades, manipular a imprensa e a opinião pública, como vimos em pelo menos dois episódios envolvendo racismo. Um dos mais famosos foi advogar pela defesa da seleção tendenciosa e sistemática de locatários brancos em um empreendimento de Fred Trump, o Beach Beaven em 1950. E infame processo contra Martin Luther King Jr por difamação, assunto que só foi encerrado com a sua morte.

Há quem se interesse em aproximar o escroque de gente como Olavo de Carvalho e seu cliente mais poderoso, Donald Trump. Mas e se Roy Cohn fosse uma personagem de ficção, fiquei me perguntando, e dois tipos me vieram à mente: Ferris Bueller de Curtindo a vida adoidado (1986) e James T. Kirk em A ira de Khan (1982), da franquia Star Trek.

Pouco me importa qual é a lei, diga-me quem é o juiz.

Roy Cohn

O primeiro um jovem estudante do ensino médio que se rebela contra a autoridade do diretor da escola, mote que rendeu um dos filmes mais divertidos dos anos 80, com cenas antológicas. Mas pensando friamente, Ferris procura a todos os momentos e por todos os meios se dar bem e vencer seus antagonistas, quem quer que sejam. A sequência em que ele se declara um importante figurão, o Rei da Salsicha de Chicago, demonstra o tamanho de seu ego.

A verdade é que, mesmo colocando em risco seus amiguinhos, ainda está longe de enfrentar situações de vida e morte. Mas o que aconteceu com Ferris Bueller depois? Ele se deu bem na vida adulta, com seu charme quase irresistível? À exemplo de Tabata Amaral (deputada federal), nossa personagem sempre contou com a possibilidade de conseguir emprego onde quiser. E não seria loucura de nossa parte que se tornasse uma viajante por lugares onde nenhum homem jamais esteve.

O que teria feito em uma das provas mais memoráveis para alcançar esse objetivo? James é uma oportunidade para pensarmos sobre isso. A ocasião é a capitania de uma nave fictícia chamada Kobayashi Maru. Diante de uma batalha simulada em que 300 pessoas estão a bordo e a derrota é a única certeza durante uma prova da academia militar.

O único a passar no teste foi o cadete James, que sabotou a simulação como possivelmente teriam feito Ferris e Roy. A manobra inusitada foi considerada como expressão de sua inteligência, afinal a tarefa primeira de um capitão é salvar sua nave a tripulantes. Conseguiu o comando e o resto é história.

Mas a gente sabe que isso é apenas um detalhe na coisa toda.

James teria aceitado perder alguma vez na vida?

0 Shares
You May Also Like

Um Egito Negro incomoda muita gente

Usurpar patrimônio africano não basta, também é necessário embranquecer seus sujeitos. Tanto na série José do Egito (atualmente em reprise pela Record) quanto em Êxodo: Deuses e Reis as personagens são majoritariamente brancas. Os realizadores são incapazes de reconhecer que todo um complexo sistema de crenças, filosofia, arte, arquitetura, astronomia e medicina são coisas de preto. Qualquer movimento diferente disso, mesmo a simples hipótese de que os antigos egípcios era negros, é vandalismo demais para aguentar.

Candyman como um pesadelo urbano

O monstro mais assustador do mundo são os seres humanos e tudo o que somos capazes, especialmente quando estamos juntos. Estou trabalhando nessas premissas sobre esses diferentes demônios sociais. Esses monstros inatamente humanos que fazem parte da maneira como pensamos e interagimos. Cada um dos meus filmes será sobre um desses diferentes demônios sociais.

O funk como acontece e como é mostrado na televisão

E se ainda não falei, acho que é a hora - sim, estou falando sobre racismo. O problema do funk é o mesmo do samba e da capoeira em seus primórdios. Para os mais americanizados, o mesmo do jazz e do rock.

Onde estão as bailarinas negras

Bailarinas, ativistas, cientistas, políticas, escritoras, todas precisam não existir para que o futuro de nossas crianças também seja ameaçado. Para que sempre haja um exército de criaturas descartáveis à disposição. Daí a importância de nós negros sejamos mostrados como corpos que dançam apenas uma vez por ano.