Sobre baratas, hecatombes e um chinelo de borracha.

0 Shares
0
0
0

Entender arquitetura

Talvez sejam as prisões. A tal ponto que poderíamos, utilizando os mesmos artifícios de Passagens, pensar os últimos cem anos da história contada pelo comedor de carne como uma sucessão de embates sobre a liberdade. Os crimes de o Estripador anunciaram o que viria a ser conhecida como a era dos extremos. Por causa das guerras para alguns, mas certamente pela virada capitalista rumo à alguma coisa que trata do aniquilamento absoluto.

Só há uma imprecisão histórica, se me permitem. Para nós, a era dos extremos começou em 1444, com o primeiro ato de escravização de uma pessoa categorizada como o outro negro. E a arquitetura, como bem aobservou Benjamin, tem as mãos sujas de sangue. Algo muito diferente daquela coisa meio gourmet, meio bossa-nova, que a propaganda diz por ai.

Praça Charles De Gaul­le © LAN

Diz Lewis Munford que “Por trás dos interesses do novo capitalismo, como seu amor abstrato ao dinheiro e o poder, teve lugar uma mudança em toda a estrutura conceptual. E a primeira delas foi uma nova concepção do espaço. Um dos grandes triunfos da mentalidade barroca foi organizar o espaço, tornando-o contínuo, reduzindo-o à medida e à ordem, estendendo os limites da grandeza, para abranger o extremamente remoto e o extremamente pequeno; finalmente, associando o espaço ao movimento e ao tempo“.

Munford também reporta que “essa rua desmesurada e uniforme (…) tinha uma base puramente militar” com “a linha de marcha ininterrupta contribui muito para a demonstração de força, e um regimento que assim se movimenta dá a impressão de que irromperá através de uma muralha, sem perder o passo” afinal “não foram as ruas medievais de Paris um dos últimos refúgios das liberdades urbanas” naquele país? (1)

0 Shares
You May Also Like

Se essa rua fosse minha. Morte e morte nas grandes cidades.

A calçada por si só não é nada. É uma abstração. Ela só significa alguma coisa junto com os edifícios e os outros usos limítrofes a ela ou a calçadas próximas. Pode-se dizer o mesmo das ruas, no sentido de servirem a outros fins, além de suportar o trânsito sobre rodas em seu leito. As ruas e suas calçadas, principais locais públicos de uma cidade, são seus órgãos mais vitais. Ao pensar numa cidade, o que lhe vem à cabeça?

Je suis desolée Moïse Mugenyi Kabagambe

"Olha a foto do meu filho, meu bebezinho. Era um menino bom. Era um menino bom. Era um menino bom. Eles quebraram o meu filho. Bateram nas costas, no rosto. Ó, meu Deus. Ele não merecia isso. Eles pegaram uma linha (uma corda), colocaram o meu filho no chão, o puxaram com uma corda. Por quê? Por que ele era pretinho? Negro? Eles mataram o meu filho porque ele era negro, porque era africano.", disse sua mãe.

Plano Biden: Uma agenda de unidade para a nação

Se de um lado ainda temos um agente, do outro temos uma visão de estadista engessada no tempo. Ambos representam o que a Guerra Fria teve de pior e não por acaso, são eles que a revivem apesar de todo medo e descontentamento em todo o mundo. Ambos querem lutar e são líderes que precisam disso para se fortalecer em casa.