Sobre baratas, hecatombes e um chinelo de borracha.

0 Shares
0
0
0

Entretanto, sabemos que essas não são as palavras que os urbanistas oficiais utilizariam. O discurso aqui é aquele dos embelezamentos, da beleza, da técnica. Interessante notar que a dimensão fantasmagórica tratada por Benjamin é aquela da mudança, do novo, como ele mesmo indica ao citar o poema A viagem de Baudelaire. E uma vez que é impossível ler Passagens, navego entre suas notas e materiais como quem passeia pelas grandes questões que permeiam o planejamento das cidades inteligentes.

Note que o governo de São Paulo implementou o chamado Sistema de Monitoramento Inteligente que acompanha as taxas de isolamento da população do estado através de seus celulares. E que agora implementará a Quarentena Inteligente, pensando mais especificamente em medidas de retomada econômica. É a cidade mais uma vez em seu caminho em direção ao profundo do desconhecido para encontrar o novo.

Referências

MUNFORD, Lewis. A cidade na história, suas origens, transformações e perspectivas. Tradução de Neil R. da Silva. Martins Fontes, 1998. 396, 401 p.

BREALEY , R. A.; MYERS, S. C.; ALLEN, F. Princípios de Finanças Corporativas. Tradução de Celso Roberto Paschoa. 10º. ed. [S.l.]: AMGH Editora Ltda., 2013. 878 p.

(1) BENJAMIN, Walter. Passagens.

0 Shares
You May Also Like

Se essa rua fosse minha. Morte e morte nas grandes cidades.

A calçada por si só não é nada. É uma abstração. Ela só significa alguma coisa junto com os edifícios e os outros usos limítrofes a ela ou a calçadas próximas. Pode-se dizer o mesmo das ruas, no sentido de servirem a outros fins, além de suportar o trânsito sobre rodas em seu leito. As ruas e suas calçadas, principais locais públicos de uma cidade, são seus órgãos mais vitais. Ao pensar numa cidade, o que lhe vem à cabeça?

Je suis desolée Moïse Mugenyi Kabagambe

"Olha a foto do meu filho, meu bebezinho. Era um menino bom. Era um menino bom. Era um menino bom. Eles quebraram o meu filho. Bateram nas costas, no rosto. Ó, meu Deus. Ele não merecia isso. Eles pegaram uma linha (uma corda), colocaram o meu filho no chão, o puxaram com uma corda. Por quê? Por que ele era pretinho? Negro? Eles mataram o meu filho porque ele era negro, porque era africano.", disse sua mãe.

Plano Biden: Uma agenda de unidade para a nação

Se de um lado ainda temos um agente, do outro temos uma visão de estadista engessada no tempo. Ambos representam o que a Guerra Fria teve de pior e não por acaso, são eles que a revivem apesar de todo medo e descontentamento em todo o mundo. Ambos querem lutar e são líderes que precisam disso para se fortalecer em casa.